Novidades Broadcast

As principais novidades e lançamentos do mercado Broadcast.

F55

Sony

Postado em:  07 / 12 / 2012
Contate-nos!
Sony F55

SONY AUMENTA SUA FAMÍLIA DE CÂMERAS DE SENSOR GRANDE COM NOVAS CÂMERAS 4K

Novos Modelos PMW-F55 e PMW-F5 – Com Novas Lentes PL, Gravador RAW, Bateria, Viewfinder e Mídias para Gravação – Expande a Linha da Sony do Inicio ao Fim para Soluções de Aquisição em 4K

Com design modular e compacto para fácil configuração, cada câmera possui um novo tipo de sensor de imagem 4K Super 35mm com resolução de 4096 x 2160 (11.6M pixels no total).

Os 20 megapixels da F65 continua sendo a top de linha da Sony em termos de tecnologia para aquisição com sensores grandes. O sensor 8K da F65 continua a evoluir, com novos recursos projetados para mantê-la no topo em termos de imagem. Esses recursos incluem um novo modo de alta taxa de quadros para gravações RAW 4K em 120p entregando imagens impressionantes em 4K, com capacidade de slow motion muito suave e o codec SR atualizado para 12 bits. Futuras atualizações para a F65 incluirão 6K de-mosaicos, entre outros recursos.

Novas Câmeras F55 e F5

As novas câmeras CineAlta™ 4K proveem opções criativas sem precedentes para produções em HD/2K*/QFHD*/4K (F55) e 2K*/HD (F5). Ambas oferecem suporte de multi-codec: novo formato XAVC MPEG-4 AVC/H.264 da Sony, o codec SR (MPEG4 SStP) e para o sistema já estabelecido no mercado, o codec XDCAM 50Mbps 4:2:2. As gravações internas são feitas diretamente em cartões SxS, modelo SxS PRO+ (Plus) para gravações na F55 em 4K :60p:422 10-bit XAVC e HD:422 10-bit XAVC em alta taxa de quadros.

É possível ligar a F55 a um monitor de LCD 4K de 30 polegadas, o PVM-X300 usando interfaces 3G SDI em resolução 4096x2160 para monitoremento ao vivo de até 60p durante as gravações XAVC 4K, assim como reproduzir imagens XAVC 4K. Da mesma forma, também é possível liga-la diretamente à nova TV de LED BRAVIA 4K de 84 polegadas para monitoramento das imagens da câmera em 60p 4K (em resolução redimensionada horizontal de 3860 pixels).

A F55 possui também um obturador global para eliminar efeitos enviesados de rolamento de obturador e inclinação de flash, entregando o mesmo filtro de cor com uma gama de cores fiel como na F65 para reprodução de cor verdadeira. As câmeras possibilitam ainda ampla exposição de latitude (14 stops), de alta sensibilidade e baixo ruído.

Sistema de Lentes PL – A Segunda Geração

As câmeras F55 e F5 vão de encontro com os esforços da Sony para oferecer opções de lentes mais flexíveis. Tecnologia de lentes para cinema com bocal PL permite aos usuários escolher lentes de cinema como Angenieux, Canon, Carl Zeiss, Cooke, FUJIFILM e Leica.

Representando a segunda geração da Sony em lentes de alto custo-benefício com montagem PL, a Sony está lançando uma nova série de lentes incluindo distâncias focais de 20, 25, 35, 50, 85 e 135 mm. Cada uma destas lentes são certificadas para capturar 4K, minimizando assim distorções geométricas e vincos. Íris de 9 lâminas proporcionam belos buquets e os anéis de foco giram 240°. Para uma troca de lentes mais facilitada, cada uma tem a mesma abertura T2.0, o mesmo diâmetro externo, o mesmo diâmetro pata matte box e os mesmos locais de engrenagens para follow focus e abertura.Todas também possuem a mesma altura, exceto para a lente de 135mm.

Produtores poderão usar lentes fixas apenas removendo o adaptador PL que é fornecido, revelando sua montagem FZ nativa. Isto torna ainda mais fácil para que as câmeras aceitem adaptadores disponíveis no mrecado para outros tipos e marcas de lentes, incluindo Canon ® EF, FD Canon, Nikon DX ®, G Nikon ®, Leica M e até mesmo lentes B4 para broadcast de 2/3 de polegada. Uma terceira opção é a utilização de lentes FZ-Mount da Sony com zoom/foco automático (modelo SCL-Z18X140).

Viewfinders

Usando uma nova interface digital, usuários da F5 e da F55 poderão tirar proveito de uma nova série de viewfinders de OLED e LCD de alta qualidade. O DVF-EL100 de 0,7 polegadas com resolução HD de1280 x 720, possui excelente brilho, contraste e resposta. O viewfinder de LCD DVF-L350 de 3,5 polegadas oferece 10 vezes o contraste dos viewfinders de LCD anteriores da Sony, com ocular de flip-up para monitoramento direto. Uma terceira opção é o viewfinder Full HD DVF-L700. Este compacto viewfider de LCD de 7 polegadas permite alta resolução ao filmar em 2K e 4K, com representação de imagens em HD de1920 x 1080.

Novo Sistema de Gravação RAW

A Sony também está lançando o AXSM™, Sistema de Acesso de Memória para gravações RAW 2K */ 4K, baseado na tecnologia de gravação original da Sony. Otimizado para esta nova plataforma é o cartão de memória AXSM (512 GB de capacidade, modelo AXS-512S24), utilizando o sistema de arquivo genérico exFAT. Os usuários poderão gravar dados em 4K RAW de até 60 fps e RAW 2K de até 240 fps**, com velocidade de transferência sustentada de 300MB. Operação amigável para PC é ativada com o uso do leitor de cartão AXS-CR1, oferecendo interface USB 3.0 para transferência em alta velocidade.

Além disso, o gravador AXS-R5 RAW doca diretamente na F5 e na F55, para uma solução de gravação em 2K** e 4K RAW extremamente compacto e elegante.

Nova Mídia de Gravação

As câmeras suportam novas e melhoradas versões de cartões de memória de alta velocidade da Sony, os cartões da série SxS PRO: o "SxS PRO+ (PLUS)" (em 128 e 64 GB, modelos SBP-128B e SBP-64B). Baseado no formato que vêm sendo muito utilizado nas filmadoras da linha XDCAM EX da Sony, estes cartões suportam gravações em alta taxa de quadros XAVC 4K e HD XAVC, podendo ser inserido diretamente nas câmeras. Novo Carregador de Baterias

As câmeras F5 e F55 tiram proveito das novas baterias da Sony, a BP-FL75, que utilizam Olivina (Fosfato de ions de Lítio) em vez de catodos de ions de Lítio convencionais. O resultado é um aumento substancial nos ciclos de carga e descarga, em comparação com as baterias anteriores da Sony. A bateria de Olivina trabalha com o carregador rápido BC-L90 da Sony. A nova bateria suporta excelente mobilidade para filmar permitindo velocidade de carga duas vezes maior que o carregador atual e um máximo de 150 minutos de gravação consecutivo.

As câmeras F5 e F55 também são compatíveis com as baterias da Sony, BP-GL95A, GL65A, L80S e L60S, que utilizam os carregadores AC-L70 e L160.

Shoulder Rig

Avançando cada vez mais em ergonomia, especificamente quando solicitado por cineastas de todo o mundo, a F5 e F55 proporcionam novo sholder rig para estabilidade extra, assim como conforto em aplicações de ombro. O equipamento é robusto, leve e utiliza rosetas padrão da indústria em ambos os lados para rápida e fácil fixação de acessórios de terceiros.

Para saber mais visite o site www.sonypro.com.br

Sobre a Sony Brasil: A Sony conta com 3,5 mil funcionários distribuídos em dois escritórios - São Paulo e Rio de Janeiro - e nas fábricas na Zona Franca de Manaus. Em maio de 2008, a empresa apresentou sua primeira loja própria Sony Store do Brasil e atualmente já conta com sete lojas presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre e São Caetano do Sul. A empresa estrutura-se em duas áreas: Consumidor e Profissional. A primeira, voltada para o consumidor final, fabrica e comercializa toda a linha de áudio e vídeo. Já a área Profissional está dividida entre os departamentos de B2B e de Broadcast.

A Sony Brasil atingiu crescimento de 24% no ano fiscal 2011, o maior incremento entre todos os países de atuação da companhia. Nos últimos cinco anos, a empresa passou de 14ª para 4ª maior operação no mundo. Seus processos, instalações, produtos e serviços são incorporados a um Sistema de Gestão Ambiental, que conta com o envolvimento de todos os colaboradores da empresa. Em respeito ao meio ambiente, tem como boa prática a coleta de pilhas e baterias, através dos postos de Serviço Autorizado Sony, dando a destinação adequada às mesmas.

A Sony Corporation é patrocinadora oficial da FIFA até 2014, e seu contrato de US$ 305 milhões prevê a participação em mais de 40 eventos neste período, inclusive a Copa do Mundo FIFA de 2014.